O Bib, um dos personagens publicitários mais famosos do mundo, como a maioria das boas idéias, nasceu ao acaso. Mais de 100 anos depois Bibendum está presente em campanhas, adesivos e até mesmo nos próprios pneus que a Michelin produz. Seu bom humor, sua forma inusitada e sua origem são tão curiosas que motivaram artistas, jornalistas e até colecionadores no mundo inteiro. No ano 2000, ele foi eleito pelo jornal Financial Times e pela revista Report On Business, o melhor logotipo do mundo
O Surgimento

Um ano depois, na Exposição Universal e Colonial de Lyon, Edouard Michelin vê duas altas pilhas de pneus que decoravam a entrada. Na hora, fala com seu irmão André: "Com dois braços e duas pernas, vira um boneco!".
Em 1897, ao ver em meio a alguns esboços do desenhista O' Galop, um de um homem gordo levantando sua caneca de cerveja, sob a frase latina "Nunc est bibendum" ("Está na hora de beber"), rapidamente lhe vem a memória sua fórmula: "o pneu bebe o obstáculo". Associando o gordo bebedor à imagem sugerida pela pilha de pneus em Lyon, ele encomenda um cartaz ao artista.
Em 1898, O' Galop apresenta a primeira prova de um personagem imponente, formado de pneus, atrás de uma mesa. Ele segura uma taça cheia de cacos de vidro e pregos, dizendo, no momento de um brinde: " Nunc est bibendum". Na época, ele lembra os donos de automóveis de então: anel de brasão, charuto, uma inegável corpulência e óculos antigos inspirados em André Michelin.
O verdadeiro batismo do Bib ocorre alguns meses mais tarde, durante a corrida Paris - Amsterdã - Paris. Ao ver passar André Michelin, o piloto Théry exclama: "Olha lá o Bibendum!" Hoje, passados mais de 100 anos, o Bib continua representando a Michelin, com seu carisma e bom humor. Sem dúvida, uma história que está apenas começando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário