terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Guia Definitivo dos Pneus de Mountain Bike

Escolher o pneu adequado para sua MTB pode ser uma das coisas mais confusas para o ciclista iniciante. Existem muitas opções e muitos fatores que afetam o desempenho dos pneus como  quantidade e tamanho de cravos, calibragem, largura, material de construção….
Para ser lançado no mercado os pneus passam geralmente por 2 tipos de testes: 1-)  resistência a rolagem, onde os pneus são testados e a potência, para se andar numa determinada velocidade, é medida; 2-)  tração,  e durabilidade, onde os pilotos de teste levam os pneus a condições extremas de uso, terreno e calibragem.

O que afeta um pneu?

Kevlar ou Arame

pneus com arame
Exemplo de pneu com arame
Basicamente temos 2 tipos de pneus os pneus com banda de kevlar e os de arame. Os pneus de arame possuem uma armação de arame o que os deixa “armados” e não deixa que esses pneus sejam dobrados. Normalmente os pneus com arame são mais pesados, muitas vezes mais duros de se colocar e tirar da roda, mas também são pneus mais baratos.
Os pneus com banda de kevlar são mais maleáveis, mais leves e podem ser dobrados. Na maioria das vezes são mais fáceis de se trocar, porém costumam ser mais caros.

Pneus Tubeless

Existem pneus que foram construídos para serem usados sem câmara de ar (tubelless) em aros especiais. Isso garante aos pneus menor chance de furar já que 80% dos furos são ocasionados em pancadas onde a camara de ar é “mastigada” entre o aro e o pneu ocasionando um tipo de furo comumente chamado de snake bite (mordida de cobra) pois a câmara fura em 2 lugares ao mesmo tempo assemelhando a uma mordida de cobra.
Pneus tubeless permitem que você ande com menos pressão o que no mountain bike significa andar mais rápido.
É possível montar o sistema tubeless com pneus normais. Dessa forma o peso total da roda diminui já que pneus normais são mais leves que pneus tubeless. A desvantagem é que assim aumenta o risco de furos nas laterais dos pneus, uma vez que os pneus normais são um pouco menos espessos que pneus tubeless.
Para utilizar tubeless normalmente é colocado um liquido selante dentro do pneu para vedar os furos que por ventura possam surgir no pneu. Comecei a usar tubeless a 2 anos e nunca mais furei um pneu.
mordida de cobra
Snake Bite ou mordida de cobra - o tipo de furo mais comum.

Fios por polegada (Threads per Inch – TPI)

Medida relacionada a trama do pneu, tecido que fica no meio da borracha (normalmente vem escrito na lateral ou na embalagem do pneu). Um TPI mais alto significa que o pneu possui mais material por polegada, sendo um pneu mais macio e leve, mas ao mesmo tempo mais fino. Um TPI mais baixo significa um pneu mais robusto, porém mais duro e pesado.

Material do pneu

Os pneus normalmente são compostos por diversos tipos de borracha. É comum que um mesmo pneu adote uma borracha mais dura para a banda de rolagem do pneu e uma borracha mais mole para as laterais do pneu.
Existem pneus onde a banda de rolagem é feita de kevlar. Para quem não sabe kevlar é uma fibra sintética muito resistente ao calor e é 7 vezes mais resistente por unidade de peso do que o aço. Quando adicionado na banda de rolagem dos pneus confere mais resistência e maior durabilidade. Se couber no seu orçamento, escolha pneus de kevlar.
pneu de kevlar
pneus de kevlar são mais leves, macios e resitentes

Cravos: tamanho, forma e espaçamento

Um cravo maior (tanto no tamanho quanto na altura) aumentará sua resistência a rolagem significando que você será mais lento no piso duro mas mais rápido em pisos soltos (pedras e areia). Cravos menores oferecem uma menor resistência a rolagem o que significa que você será mais rápido no piso duro, mas te deixarão com pouca tração em terrenos como areia e lama.
O formato dos cravos também afeta a performance do pneu. Cravos mais concavos significam maior resistência de rolagem e maior tração. Cravos quadrados e arredondados significam maior velocidade.
Menos cravos melhora a rolagem do pneu mas piora o controle. Por isso a maioria dos pneus de competição possuem muitos cravos pequenos, isso é uma forma de deixar o pneu rápido sem ter que sacrificar o controle da bike. Para lama normalmente recomenda-se pneus com cravos mais espaçados pois assim a lama não gruda tão facilmente nos pneus.
Atletas de elite, que geralmente são extremamente técnicos, costumam cortar alguns cravos de seus pneus para reduzir o peso e deixar o pneu mais rápido.
Obs.: não tente fazer isso em casa pois o risco de você estragar seu pneu é grande.
pneus mountain bike competição
Protótipo da Specialized utilizado por Burry Stander e Christoph Sauser

Curvas

A performance de um pneu nas curvas esta diretamente relacionado com seus cravos laterais.
Procure por pneus que tenham cravos laterais bem próximo das bordas do pneu. Uma borracha mais macia adere melhor em piso duro, uma borracha mais dura é recomendada para piso solto.

Largura

Quanto mais largo for o pneu maior será sua pegada no chão, pneus mais largos conferem mais tração mais tem maior resistência a rolagem. Na maioria das vezes é recomendado um pneu entre 1.9 e 2.1, para lama é recomendado pneus mais finos 1.8 (atletas muito técnicos usam 1.5) pois retém menos barro.
Pneus mais largos 2.2, são mais rápidos na areia. Você pode usar um pneu 2.2 com 2psi a menos que um pneu 2.0 e acredite, eles são mais rápidos do que o mesmo pneu 2.0 no areião, porque tem menor resistência a rolagem, pois com uma “pegada” maior eles se mantém mais na superfície da areia ao invés de afundar e criar mais resistência. Uma estratégia muito usada é usar um pneu mais largo na frente (2.1-2.2) e um pneu mais fino (1.8-2.0) atrás. Isso confere maior controle nas curvas sem sacrificar a resistência a rolagem.

Pressão

Pneus sem camara devem ser usados na faixa de 40-45 psi, pneus tubeless devem ser usados 30-35 psi, menos até em alguns casos. Isso varia de acordo com o terreno que você for andar, o peso do atleta e a habilidade técnica do ciclista.
Ciclistas mais pesados devem usar um pneu mais cheio. Em piso duro pressões mais altas são melhores. Para areia recomenda-se uma calibragem de 5-10 psi menor do que normalmente você usa.
Ciclistas mais técnicos podem usar pressões menores nos pneus.

Direção do Pneu

Os pneus normalmente vem com uma recomendação de direção na sua lateral.
É comum encontrar pneus onde se utiliza o pneu em um sentido na dianteira e o sentido inverso na traseira. Siga a recomendação dos fabricantes, na maioria das vezes é o melhor jeito de otimizar sua performance.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRODUTOS RUGAS DO CERRADO

bikes e produtos Niner.
ENTRE EM CONTATO: RUGAS@VACINE.MED.BR